noticias category image

Seec inicia processo para matrículas

Foto - Joana Lima

Na E. E. Padre Miguelinho retirada do documento é considerada baixa, como nas Direds

Publicação: 16/11/13

A partir do dia 18 próximo estará aberto o período para matrícula, com uma novidade: os estudantes da rede estadual de todo o RN deverão se inscrever por meio do SigEduc, software recentemente adotado pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura (Seec).

 A inscrição do estudante somente poderá ser realizada com apresentação do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Em 2012, o sistema foi adotado apenas para a capital potiguar. Na época, os estudantes podiam se inscrever com a certidão de nascimento, e os pais que apresentavam o CPF. Com o sistema ampliado, cerca de 300 mil alunos de todo o estado deverão se adequar à nova medida. No entanto, não existe uma estimativa geral de quantos desses estudantes não possuem o documento.

 Eduardo Coli, coordenador das Direds, explica que a obrigatoriedade do CPF foi exigida devido ao grande número de duplicidade de matrículas averiguado ano passado, em Natal, região pioneira no Estado na implantação da matrícula via o sistema SigEduc. “O CPF promove uma chave no sistema e evita a duplicidade”, conta.

 Para garantir que todos os estudantes estejam habilitados à inscrição, a Seec entrou em acordo com a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), que forneceu treinamento aos técnicos das Diretorias Regionais de Educação (Direds), para o acesso ao sistema da Receita Federal. Dessa maneira, o cadastro dos CPFs é feito nas próprias escolas, gratuitamente. Nas Centrais do Cidadão, o serviço custa R$ 4,50. Os próprios pais podem realizar o cadastro do documento, precisam apenas levar a certidão de nascimento do filho, ou filha, e um comprovante de residência.

 Fonte: TNONLINE

 


Comente


9 − = 7