DEPENDÊNCIA DE DEUS E DEPENDER DO OUTRO

Pensando por esses dias em quão dependente somos.

Dependemos de DEUS, mas dependemos também do outro.

Muitos cristãos pensam que só precisam depender de Deus, mas a vida vai ensinando que, precisamos viver na dependência de Deus, mas, precisamos uns dos outros.

No evangelho de Lucas (23.46); o próprio Jesus mostrou dependência do Pai (o Deus que criou os céus e a terra), crucificado na cruz ele clamou em alta voz, Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito.  Veja também a vida do Profeta Jonas, (1.3-7) depois que ele tentou fugir da presença de Deus, para não realizar a sua obra. O que foi que aconteceu? O sofrimento foi maior, agora eu encontro um homem que tentou direcionar os seus próprios caminhos, ou seja, não estava mais na direção de Deus, não dependia mais de Deus, pelo contrário estava na contra mão de Deus. Relata a Bíblia no livro de Jonas (2.2-9) que ele o próprio Jonas recorreu a Deus, em clamor do ventre do grande peixe para Deus livrá-lo da morte. Observe que para se relacionar com Deus ou melhor para obter algo de Deus; como escape; livramento, refúgio, socorro, milagres; enfim vitórias. Têm que haver uma total submissão a Deus, depois é que vem á resposta como socorro bem presente. Como está você? Como está sua vida? Como está o seu altar? Você realmente depende de Deus? Se você depende de Deus não se preocupe com as perseguições. Deus deixará todos os seus perseguidores confundidos, os que lhe perseguem, tratarão com o próprio Deus. Eu poderia citar muitas referências bíblicas aqui sobre a dependência de Deus: Proverbios 3:5-6 – Lucas 18:27 – Filipenses 4:13 – Salmo 32:8 – João 14: 6 – Jeremias 10:23 – O Homem que é totalmente dependente de Deus, tem que estar sempre em seu caminho sabendo que Ele quem nos dirige os passos, bem como ter aceito somente Seu Caminho que é JESUS, o novo e único caminho vivo que nos leva a Deus, de quem dependemos em nossa caminhada, assim como é por Ele nosso respirar, e por Ele seja todas nossas respostas a qualquer situação que enfrentemos.

Contudo, muitos esquecem que precisam uns dos outros também. Depender dos outros não me tira a liberdade, e sim me dá essa mesma liberdade para saber que dependência é sinal de estar livre, principalmente interiormente. É ter a segurança que o juízo do outro, não anula o meu, e que, aceitá-lo só acrescenta. Eu poderia passar toda a minha vida lutando pela liberdade e, no entanto, ir contra a mesma, porque sigo caminhos tortuosos que me aprisionam a mim mesmo, enganando-me com uma tal liberdade do “faço o que quero”. Quando, na verdade, não é somente aquilo que quero, mas o que estou condicionado a fazer. Ou então, me dispor a depender. Depender do outro, depender de Deus. Só assim, saberei saborear a verdadeira liberdade. É o ponto de partida para uma vida livre dos estigmas da auto suficiência.

Para ilustrar melhor sobre a dependência do outro, leiam o texto abaixo:

VAMOS REFLETIR JUNTOS…

Você sabia que…?

Seu NASCIMENTO foi através de *Outros*;

Seus primeiros BANHOS foram dados por *Outros*;

Seu NOME foi dado por *Outros*;

Você foi EDUCADO por  *Outros*;

A sua RENDA, ainda que indiretamente, vem por meio de *Outros*;

Se você quer se DIVERTIR, ou faz uma viagem, vai a um show, cinema, teatro, restaurante, estádio, são os *Outros* que te servirão;

Quando você ADOECE é cuidado por *Outros*;

O RESPEITO a si é dado por *Outros*;

Seu ÚLTIMO BANHO será dado por *Outros*;

O seu FUNERAL será realizado por *Outros*;

E os PERTENCES e  PROPRIEDADES serão herdados por *Outros*.

Então, questiono-me por que motivo alguns de nós deixamos o nosso EGO, nosso TEMPO, nossa CARREIRA, nosso DINHEIRO e nossas CRENÇAS nos levarem a menosprezar  o valor dos OUTROS. Está na hora de nos tornarmos mais amorosos, mais humildes e vivermos pacificamente com os OUTROS; porque nesta vida precisamos uns dos outros,  em todo o tempo.

Tenhamos gratidão com o próximo!

Cada um de nós é O OUTRO DO OUTRO.

Vamos cuidar uns dos outros!

Lembre-se:

Em tudo, eu e você precisamos UM DO OUTRO!

 

Colunista: Socorro Macêdo